Image Map

9.7.14

FASHION WEEK | Haute Couture Fall/Winter 2014 - Jean Paul Gaultier

A coleção de Jean Paul Gaultier era, inicialmente, tão escurecida que as peças quase que se confundiam com o ambiente envolvente. Com grande utilização do volume, surgiram peças que qualquer comum mortal poderia usar mas, igualmente, peças não "usáveis".
Com Gaultier, não podemos apreciar a sua roupa. Pelo contrário temos de retirar a sua filosofia e um dos aspetos de mais destaque foi o facto de muitas modelos terem a cabeça coberta com capuzes, veús, lenços, redes, máscaras, etc. Será, então, a forma do estilista se revoltar contra o facto de, neste mundo, termos de esconder a nossa verdadeira identidade e omitir quem, realmente, somos, para sermos aceites socialmente? Até porque, a evolução do espetáculo confirma que é necessário enfrentar a sociedade e sermos aquilo que quisermos ser sem a mínima descriminação, passando de peças monocromáticas para peças exuberantes, acabando com Conchita, que é o exemplo máximo de confronto com uma sociedade que não tolera e exige uma "decisão", a exibir um lindo vestido. Note-se que até a postura das modelos vai mudando.
Há ainda outro aspeto, não tão intenso que é o da utilização de padrões com correntes fazendo-me mais uma vez questinoar. Quer JPG dar ênfase ao facto de estarmos aprisionados à sociedade?
Com algum tom futurista, o designer apresentou verdadeiras peças de arte nas quais integrou valores, que o fazem ter de se preparar, por sua vez, para enfrentar a sociedade!

...

Image Map

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário e por visitar o Edição de Setembro.